Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 4 de dezembro de 2010

Nota Fiscal Passa a Ser Obrigatória em Todo o País


Nota Fiscal Passa a Ser Obrigatória em Todo o País

Todas as empresas brasileiras que contribuem com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) devem passar a emitir notas fiscais eletrônicas. A regra, que passou a ser obrigatória nesta quarta-feira (1º), só não se aplica aos microempreendedores individuais, os profissionais que trabalham por conta própria e que ganham até R$ 3.000 por mês.
A NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), implantada em 2006, tem como finalidade a migração na nota fiscal comum para a nota eletrônica com validade jurídica para todos os fins. A ideia é facilitar o registro de documentos sem a emissão de papeis.
Para poder fazer emissão, as empresas devem ter um certificado digital obtido após um cadastro no Ministério da Fazenda (www.nfe.fazenda.gov.br).
Desde 1º de outubro, todas as indústrias e o comércio deveriam começar a emitir suas notas eletronicamente. As empresas que não cumprirem ficarão proibidas de comercializar seus produtos e serviços sob pena de ter as mercadorias apreendidas.
Uma pesquisa da consultoria Serasa Experian mostrou que em torno de quatro em cada dez empresas não conseguiram se adaptar a tempo. O levantamento considerou um lote de 600 mil empresas que ainda deveriam se adaptar à nova plataforma. Até o fim de novembro, 43% delas não tinham o certificado digital.
Por região, o Sul do país tinha o maior contingente de empresas com o certificado (93%). No outro extremo, o Norte apresentava a menor adesão, com só 19% das empresas com o certificado digital em mãos para a emissão eletrônica de Notas Fiscais a partir de 1º de dezembro.
A pesquisa foi feita a partir de dados das 2.679 CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) que passaram a ser reconhecidas como atividades econômicas no ano.
Segundo o sistema da NF-e, há 373.367 emissores de nota fiscal autorizados. Só neste ano, eles já geraram 1.790.289.372 de documentos e movimentaram mais de R$ 64,7 trilhões.

BANDO ASSALTA BB DE ITAPIÚNA



Uma quadrilha de aproximadamente 10 homens assaltou, na madrugada desta sexta-feira (03), por volta das 2h da manhã, a agência bancária do Banco do Brasil do município de Itapiúna, no maciço de Baturité. Segundo o sargento Nildon, que atendeu a ocorrência, o bando chegou fortemente armado, atirando nas vidraças do banco. Eles arrombaram a agência e danificaram caixas eletrônicos e o cofre. O gerente foi acionado para se deslocar até o banco e apurar o valor roubado, mas até agora não há número exato do dinheiro levado. Após, o assalto, o grupo fugiu em uma caminhonete e um veículo de passeio. Eles ainda chegaram a levar reféns na fuga, mas antes de sair da cidade, abandonaram as pessoas na estradas e atearam fogo em um dos carros.
Populares disseram que os assaltantes fugiram em direção à cidade de Quixadá, município próximo, no sertão central. Há viaturas da Polícia Militar, em campo, na busca aos bandidos. Na ação, ninguém ficou ferido.
Lá vou eu: Pode até ser exagero o que vou falar, mas sinceramente, vale a pena ser gerente de banco no Ceará diante de tanto assaltos, tanta violência? Gerente de banco é visto pelo assaltante com uma chave de cofre ambulante. Tem história de gerente que teve sua vida social aniquilada, sem poder sair com a família, sem frequentar locais públicos, etc. Vive preso em casa. Isso lá é vida.

EM GRANJA, NÚMERO DE JUMENTOS SUPERA O DE VEÍCULOS



EM GRANJA, NÚMERO DE JUMENTOS SUPERA O DE VEÍCULOS
A CIDADE ESTÁ NA LISTA DAS 20 CIDADES
COM MAIOR NÚMERO DE JUMENTOS NO PAÍS


Uma Pesquisa da Pecuária Municipal 2009 para o Ceará coloca o estado na segunda colocação nacional no efetivo de jumentos. Surpreendentemente, o Estado não detém a liderança desse levantamento, perdendo para Bahia, que registrou a marca de 279 mil cabeças do animal, do pouco mais de 1 milhão contabilizadas em todo Brasil. O Ceará, com pouco mais de 195 mil cabeças, também não emplacou a cidade com maior número de jumentos. Em primeiro na pesquisa esteve Feira de Santana (10,8 mil), seguida de Petrolina (10,2 mil) e, então, Santa Quitéria (6,5 mil) e Canindé (6,4 mil) aparecerem no ranking dos 20 municípios brasileiros listados com o maior número de asininos. Outras cidades do Ceará que também figuraram na lista foram Jaguaretama (4,3 mil) e Granja (4,2 mil).
Lá vou eu: O número de jumentos granjenses supera até mesmo o de veículos licenciados no município. Atualmente a cidade conta com cerca de 3.932 veículos. Camocim não quer ficar para trás e aguarda a pesquisa sobre o efetivo de vacas circulando pelas ruas, ao lado de pessoas e veículos, as famosas "imexíveis".